Projeto Nacional

O ministério Nacional de Casais Quadrangular (Minacq) é um trabalho de apoio pastoral; um ministério da igreja do Evangelho Quadrangular, para dar assistência e ensino bíblico familiar aos casais que necessitam de orientação espiritual para resolver conflitos em todos os aspectos da vida conjugal e familiar.
Informamos que o Ministério já atua oficialmente em quase todos os estados brasileiros com autorização do conselho nacional de diretores da IEQ.

O propósito central do Minacq

O objetivo principal é enfatizar ensino bíblico sobre a vida conjugal para o aprimoramento da vida a dois, encontrando a solução para os conflitos familiares através de uma orientação bíblica segura.
Cientistas e sociólogos de todo mundo reconhecem a importância vital da religião para a educação familiar e conjugal, pois todo o programa secular tem se mostrado ineficiente, trazendo uma série de pensamentos de auto-libertação, a necessidade emergente de estabelecer regras de ensino regular na igreja local, para que se cumpra com eficiência a sua função de ensino especifico de aprimoramento familiar através de uma orientação bíblica segura. É perfeitamente compreensível à dificuldade do pastor local e sua liderança assimilarem todos os ensinos necessários para a igreja, visto a complexidade dos problemas existentes. Assim sendo, torna-se importante que ministérios específicos como o de casais se levante como co-auxiliadores no ministério local, contribuindo sensivelmente, proporcionando a edificação e o crescimento da igreja.

Escola Conjugal, o coração do MINACQ

O principal objetivo da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é certamente restaurar o grande esfacelamento de famílias em todos os setores e níveis sociais.
Percebe-se que já não é apenas por causa das dificuldades financeiras que os casamentos acabam, mas forças invisíveis com tenebrosas intenções que influenciam cada um de seus membros, separando-os ideologicamente, implantando filosofias e falsos conceitos, influenciando e criando tendências malignas trazendo a reboque a inversão de valores.
Restaurar famílias compreende: estabelecer novas regras de princípios; restabelecer o diálogo; praticar o exercício do perdão nas relações familiares.
Estudos fundamentais, voltados exclusivamente à base da comunidade, que é o alicerce do reino de Deus, devem ser adotados como doutrina indispensável, explanada diariamente. Investir criteriosamente na família, é fator numero um para salvar não só um ou dois elementos da família, mas, toda sociedade.

A Missão do Ministério de casais

A missão do ministério de casais, além de encontros e atividades especifica (terapia de grupo, cultos especiais e ensino especifico para casais), visa à implantação da Escola Conjugal. Os casais que participarem da escola conjugal aprende a viver intensamente o relacionamento conjugal, e assim superar as crises no relacionamento.
Através de uma reflexão teológica objetiva e prática, as lições são ministradas através do método de ensino de conceitos transferíveis, através de estudos que regram o relacionamento conjugal e familiar.
Não existem casamentos perfeitos; os relacionamentos podem melhorar e ser aprimorados através da pratica dos princípios de Deus ensinado nas escrituras concernentes a vida conjugal.

Como implantar uma escola conjugal na igreja local?

O Ministério Nacional de casais (MINACQ) através da equipe da Coordenadoria Nacional de Casais estará realizando os treinamentos apresentando o projeto e implantando nas sedes regionais, casais lideres que serão habilitados pelo Ministério Nacional(Minacq) para atuar nas igrejas locais.

 

Esses treinamentos serão realizados através dos:

1)- Simpósios Distritais- Apresentação do Projeto do Ministério de casais. (Apresentação e ministração da escola conjugal aos pastores e esposas segundo a agenda do Conselho Estadual).

2)- Seminário- Despertando a visão para o Ministério de Casais
(Seminário de 18 horas de duração nas sedes Regionais.).

3)- Seminário- Implantando a visão para o Ministério de Casais
(Seminário de 18 horas de duração nas sedes Regionais.).

4)- Seminário- Acompanhando a visão pra o Ministério de Casais.
(Acompanhamento dos coordenadores nas escolas implantadas na região, para treinar e capacitar os lideres de uma forma mais abrangente durante o curso da primeira fase).

5)-
 Simpósio Nacional de Treinamento para a Formação de mestres Familiares. (Treinamento para Coordenadores Regionais e casais lideres para todo o Estado de S. Paulo).

6)- Encontro de Casais Com Cristo. ( Encontro de três dias, reflexões, palestras).

SEMINÁRIO “DESPERTANDO A VISÃO” (Fase um)

É um período de treinamento intensivo realizado para treinar casais, despertando a visão do ministério aos pastores na sede regional com os lideres escolhidos em suas igrejas, para organizar e ministrar as aulas interativas da escola de casais implantada através do superintendente regional e da Coordenadoria Estadual de casais.
O período de treinamento intensivo tem a duração de 18 horas com inicio num fim de semana; Aos sábados com inicio as 15.00 as 18,00com um intervalo e reinicio às 19h30min Horas as 22.00.
No domingo com inicio as 09h30min Horas com enceramento as 12h00min horas.
Nesse seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer a visão do ministério, fazendo as avaliações necessárias para a implantação do projeto na região, alcançando a igreja local.

SEMINÁRIO “IMPLANTANDO A VISAO”
É um período de treinamento intensivo.
Tem a duração de 18 horas, com inicio num final de semana, num sábado às 15,00 horas com intervalos às 18,00 horas, tendo o seu reinicio às 19h30min até as 22:00.
No domingo às 9:00 horas até as 12:00 horas.

Tem o objetivo de
1)- Nomear os coordenadores Regionais indicados Pelos Superintendentes.
2)- Nomear os coordenadores das lgrejas locais indicados pelos pastores Titulares.
Dar consistência e inicio a Escola Conjugal na regional.

• Objetivos para 2010
1) Convenção Nacional-Lançamento Oficial da Escola Conjugal em todo o Brasil
2) Lançamento do livro Mestres Familiares Editora Quadrangular.
3) Livro da 1ª Fase (Implantação e fundamentação).
4) Material didático da Escola.

O ministério de casais, especificamente, é um apoio ao ministério pastoral, pois está voltado a edificar as famílias da igreja local, através de aconselhamento e orientação familiar. Para isso se faz necessário a formação de casais lideres que participarão desse ministério de apoio. É mister que todo casal envolvido nesse projeto, tenha uma boa vida familiar e credibilidade pelo bom testemunho na igreja local ale de possuir um chamado especifico para essa área. O seminário Regional tem essa proposta.

Esses treinamentos serão realizados através dos:

1) Simpósio Nacional- Apresentação do Projeto do Ministério de casais. (Apresentação e ministração da escola conjugal aos pastores e esposas segundo a agenda do Conselho Nacional).

4) Seminário- Acompanhando a visão pra o Ministério de Casais.

(Acompanhamento dos coordenadores nas escolas implantadas na região, para treinar e capacitar os lideres de uma forma mais abrangente durante o curso da primeira fase).

1. Seminário de Restauração da Família

Cruzada de três noites na igreja local para o inicio do projeto
No final dos três dias é realizado a renovação dos votos matrimoniais e os casais são motivados a participar dos encontros de casais com Cristo.
Os Pastores receberão instruções de como realizar a cruzada em suas igrejas locais

2. Encontro de Casais com Cristo

O Objetivo em longo prazo dessa Coordenadoria Estadual é que num futuro próximo, as regiões que aderirem ao projeto, possam criar o seu próprio Núcleo de Encontros de Casais com Cristo para assim poderem organizar a escola Conjugal em âmbito regional, onde toda a sede possa criar a sua própria liderança local, tendo por base o modelo da I Igreja de Sorocaba que já se encontra com a infra-estrutura adequada para a realização desses eventos.

1) Seminário Despertando a visão
2) Seminário Implantando a visão
3) Seminário Acompanhando a visão.

A igreja local que ainda não possuem uma liderança especifica para o ministério de casais, poderão realizar o seminário intensivo de dezoito horas num fim de semana como inicio às 15.00 horas do sábado até domingo às 12,00 horas.

Os assuntos a serem ministrados nos seminários são os seguintes:
1) Visão 
• A Visão Divina sendo compartilhada
• Base Bíblica para o Ministério de Casais
• Desenvolvendo a visão com a equipe
• Definindo a Equipe
• Aplicando a visão

2) Desenvolvendo uma visão compartilhada para o Ministério de Casais
• O Ministério de Casais
• Esclarecendo e tirando as duvidas
• Os valores, organograma que compõe o MINACQ
• Metas e alvos para o ano fiscal

3) Desenvolvendo relacionamentos Comprometidos e saudáveis
• Critérios para participar do Ministério de casais
• Relacionamentos comprometidos.
• Critérios e normas que norteiam os relacionamentos no MINACQ
• Avaliando os resultados

4) Adaptando o estilo de liderança
• Crescimento e Maturidade da equipe
• Perfil de liderança e estilos
• Adaptando-se ao Mover de Deus
• Reuniões de trabalho (Objetividade e eficácia)
• Dinâmicas, criatividade e entrosamento em equipe.

5) O Pastor, peça fundamental para o Ministério de Casais
• O Minacq e a equipe pastoral
• Colaborando com os GMH e GMM
• Abraçando o Ministério e priorizando as atividades
• O MINACQ como estratégia de evangelização

6) Crescendo através do Treinamento de formação
• Seminários Regionais (Uma cultura de treinamento)
• Seminários Estaduais Uma cultura de treinamento
• Uma visão bíblica para o Ministério de casais
• As cinco fases do treinamento.
• Prioridades e dicas de treinamento

7) Métodos de aula
• Metodologia de aula
• Conhecendo a classe
• É tica e Conduta em aula
• Ilustrações e técnicas de aulas
• Formatura dos casais

8) Definindo as funções no MINACQ
• Casal Mestre
• Casal auxiliar
• Casal Aluno
• A Função dos Coordenadores
• O sistema de prestações de contas

9) Desenvolvendo um plano de ação
• Objetivos estratégicos do Curso de casais
• Objetivos estratégicos de uma equipe de casais
• Projeto curte médio e longo prazo.
• Trabalhando a Motivação dos casais

10) Conhecendo o material
• Livro nº. 1- IMPLANTAÇÂO
• Livro nº. 2- FUNDAMENTAÇAO
• Livro nº. 3- DESENVOLVIMENTO

12) Implantando uma escola bem sucedida
• Implantação
• Diretoria
• Local e ambiente
• Lares e células

13) Interagindo juntos (oração e Ministração)
• O casal líder e o culto doméstico
• Formando um ministério de intercessão
• Orando Juntos
• Estabelecendo uma agenda devocional

PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DO CURSO

O curso tem a durabilidade de nove meses, dividido em três fases com a duração de três meses cada fase.

Primeira Fase-Fundamentação

Nesta primeira fase os “casais alunos” iniciam o curso, aguardando a primeira formatura. São três meses, onde os princípios bíblicos são compartilhados de uma forma facilitadora através de conceitos transferíveis. A escola nesta primeira fase não apenas informa, mas tem o objetivo de formar um caráter cristão no casal, onde marido e mulher aprendem os princípios da vida conjugal dentro dos parâmetros da Palavra de Deus.

São as seguintes lições do Livro I

2ª FASE – FUNDAMENTAÇÃO
Casais Alunos

Primeira Etapa-Princípio
1. Casamento, o Projeto de Deus para nós.
2. Propósitos de Deus no casamento
3. Intimidade plena, uma aliança de sangue.
4. O sonho não acabou! É tempo de reconstruir!
5. Responsabilidades, definindo os papéis.

Segunda Etapa-Aplicação
1. Princípios de comunicação no casamento
2. Desenvolvendo uma comunicação sadia
3. Semeadura e colheita I
4. Semeadura e colheita II

Terceira Etapa-Consistência
1. O Principio do perdão
2. O exercício do perdão
3. Aquecendo o ninho I
4. Aquecendo o Ninho II

TERCEIRA Fase-Desenvolvimento

A TERCEIRA fase do curso tem por objetivo o aprimoramento familiar entre marido e mulher, pais e filhos. Princípios tais como economia Doméstica, planejamento familiar, educação de filhos são transmitidos pelos conceitos que são transferidos através do casal líder. O casal que sente o chamado para trabalhar nesse ministério começa a participar da segunda fase, preparando-se para liderar outros casais. Esse período de mais três meses se chama Desenvolvimento. Os casais que participam de dessa fase são denominados “vigilantes” casais em treinamento para participarem ativamente do Ministério de casais na igreja local.

3ª FASE – DESENVOLVIMENTO.
Primeira Etapa-Princípios

Identificação
1. Identificando o caminho da bênção
2. Identificando a vontade de Deus
3. Identificando os valores perdidos no lar
4. Identificando o principio de Deus para o relacionamento familiar
5. Identificando as linguagens do amor

Segunda etapa-Desenvolvimento – Aplicação
1. Finanças I
2. Finanças II
3. Educação dos Filhos I
4. Educação dos Filhos

Terceira etapa – Consistência
1. Intercedendo pela família
2. Quebrando as fortalezas malignas na família
3. Batalha Espiritual
4. Benção Patriarcal

Terceira fase-Aperfeiçoamento

A terceira fase se chama aperfeiçoamento, tem por objetivo a formação de casais lideres que serão os Mestres familiares, que estarão na direção da Escola, desenvolvendo o Ministério, onde estarão à frente de grupos da primeira fase, ensinando os princípios para os casais alunos. Serão mais treze lições de aprimoramento de liderança.

Esboços do Livro três

13 lições praticam de capacitação para os casais lideres em treinamento para exercer o oficio de Mestres familiares no MECQ.

PRIMEIRA ETAPA Princípios (visão)
Despertando a visão para liderança de casais
1. Despertando a visão do ministério de casais na igreja local
2. Desenvolvendo a visão do ministério de casais na igreja local
3. Desenvolvendo uma cultura de treinamento na igreja local
4. Estrutura filosofia e didática da escola conjugal

SEGUNDA ETAPA (o) (Aplicação) (ação).

TERCEIRA ETAPA (consistência) (Missão)

PROPOSTAS PARA O ANO 2010
1) I Seminário de Formação de Mestres familiares (Evento Nacional para Lideres).
2) Seminário Estadual(despertando a visão) (evento estadual)
3) Seminário Regional (implantando a visão) (evento regional)
4) Encontro de casais com Cristo (Treinamento para implantar o retiro nas regionais).
5) Cruzada de RESTAURAÇAO DA Família. Preparatório para os seminários na igreja Local. (evento na igreja Local.)

Fonte: Coordenadoria de Casais